Retinopatia Serosa Central

A Retinopatia Serosa Central é uma doença inflamatória mais comum em homens, entre 20-40 anos de idade, associada geralmente a pacientes com personalidade do tipo A (estressadas e personalidade explosiva). Pode estar associada a picos de cortisol liberadas na corrente sanguínea, mais comuns nesta classe de pessoas.

Ela é caracterizada por descolamento da retina macular, pela presença de fluído subrretiniano. (descolamento de retina localizado).

Os pacientes geralmente melhoram sem tratamento. Somente os que mantém a doença em atividade por mais de 2-3 meses devem ser tratados.

Hoje é considerada um sub-grupo do espectro de doenças que fazem parte do grupo Paquicoróide.

• Conduta expectante: observação nos casos inicias (até 2-3 meses).
  • Fotocoagulação com laser convencional no ponto de vazamento.
  • Laser micropulsado.
  • Alguns estudos têm demonstrado benefício no uso do medicamento Espironolactona por alguns meses, porém, esta conduta não é adotada por todos os profissionais. Pode ser uma boa indicação para casos refratários ao tratamento expectante.

A doença está associada ao estresse e ao tipo de atividade. Recomenda-se que os pacientes busquem minimizar este problema.

• O OCT (Tomografia de Coerência Óptica) é essencial para avaliar a atividade da doença e estimar o prognóstico visual.
  • A Angiografia também é importante para localização do exato ponto de vazamento para realização do laser focal, aumentando a eficácia deste tratamento quando indicado.
  • Geralmente tem evolução benigna deixando pouca ou até nenhuma sequela, estando estas últimas mais presentes em casos crônicos e/ou refratários.

OCT com Serosa Central