Pterígio

Popularmente conhecido como “Carnosidade”, O pterígio é uma degeneração da conjuntiva em regiões expostas à radiação ultravioleta do sol e à outras substâncias nocivas (como por exemplo o benzeno presente na gasolina).

Nesta doença ocorre uma “morte/ degeneração” das células-tronco peri-limbares (na margem da córnea), fazendo com que o tecido da conjuntiva migre para a córnea, invadindo a “menina dos olhos” podendo chegar a ocupar até o centro visual, prejudicando a visão.

– Os principais sintomas são: hiperemia ocular recorrente, ardência, acometimento de visão em casos avançados.

Em fases iniciais, quando o pterígio está ainda pequeno, o tratamento é realizado através de lubrificantes e anti-inflamatórios para amenizar os sintomas, além da proteção de raios UV ou substâncias nocivas através do uso de óculos de proteção.

Em fases mais avançadas, seja por estética ou por questões funcionais, faz-se necessária a realização de cirurgia.

A cirurgia de maior sucesso nos resultados é a associada ao auto-transplante de enxerto conjuntival, onde se transfere células troncos limbares de uma região saudável não exposta ao sol, para a região onde tinha o pterígio. Esta técnica impede a recidiva do pterígio em até 96% dos casos segundo a literatura.

Até pouco tempo atrás, esta técnica era realizada com a confecção de pontos, que precisavam ser retirados após 15 dias de cirurgia. Esses pontos deixavam o pós-operatório mais desconfortável, além de tornar a cirurgia mais demorada. Hoje, a técnica mais segura, confortável e rápida utiliza cola bilógica, tendo sido comprovadamente associada a ainda menores de taxas de recidivas e a um ótimo conforto no pós-operatório.

Pterígio grau III já com acometimento parcial de eixo visual (já invadindo a borda da pupila).