Buraco de Mácula

O QUE É?

O buraco de mácula é uma doença onde ocorre a formação de um buraco no centro da região mais importante da retina (a fóvea), que é onde nós focamos nossa visão no objeto de interesse.

Na maioria dos casos, tem causa idiopática (desconhecida), em que alguns pacientes apresentarão uma maior adesão vítreo-retiniana na região macular que provocará a tração que ocasiona a formação do buraco macular.

Os pacientes não tratados perdem a capacidade de ler, mas mantêm a visão periférica, com exceção de alguns casos em que o buraco pode ocasionar descolamento de retina secundário.

 

COMO TRATAR?

Cirurgia – Vitrectomia Posterior com infusão de gás expansor.

  • Todos os pacientes evoluem após algum tempo para catarata após a cirurgia de buraco de mácula, por isso, em alguns casos, realizam-se ambas cirurgias no mesmo ato.

 

COMO PREVENIR?

  • A cirurgia deve ser feita de forma precoce para diminuir as possíveis sequelas geradas. Os casos iniciais podem recuperar totalmente a visão.

 

PONTOS ESSENCIAIS

  • O exame mais importante é o OCT (Tomografia de Coerência Óptica) , sem o qual o diagnóstico pode ser equivocado
  • A cirurgia tem como ponto essencial a infusão dentro do olho e um gás que irá mecanicamente promover o fechamento deste buraco. Logo, a posição de cabeça olhando para baixo por alguns dias irá ser extremamente importante para o sucesso visual.
  • Curiosidade: como o gás expande em regiões de baixa pressão, os pacientes que foram submetidos a cirurgias com gás ficam proibidos de andar de avião até sua completa absorção, já que em altas altitudes, a expansão gasosa ocasionará aumento da pressão intraocular, podendo levar a cegueira irreversível.
6

Grande buraco macular

6

OCT de buraco macular

Outras Cirurgias e Doenças

ENTRE EM CONTATO

Ophthalmo Clínica de Olhos.
Centro Médico F. Diniz

Rua Dom Pedro II 407 (Sala 207)
(Prata – Próximo ao terminal da integração).
CEP: 58400-565.
Campina Grande, Paraíba PB.

Telefones:
(83)3077-1777 | (83)98187-1777

contato@clinicaophthalmo.com

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

AGENDE SUA CONSULTA

Eduardo Henrique Campos - Doctoralia.com.br