Buraco de Mácula
O QUE É?
O buraco de mácula é uma doença onde ocorre a formação de um buraco no centro da região mais importante da retina (a fóvea), que é onde nós focamos nossa visão no objeto de interesse.
Na maioria dos casos, tem causa idiopática (desconhecida), em que alguns pacientes apresentarão uma maior adesão vítreo-retiniana na região macular que provocará a tração que ocasiona a formação do buraco macular.
Os pacientes não tratados perdem a capacidade de ler, mas mantêm a visão periférica, com exceção de alguns casos em que o buraco pode ocasionar descolamento de retina secundário.
COMO TRATAR?
Cirurgia – Vitrectomia Posterior com infusão de gás expansor.
-
Todos os pacientes evoluem após algum tempo para catarata após a cirurgia de buraco de mácula, por isso, em alguns casos, realizam-se ambas cirurgias no mesmo ato.
COMO PREVENIR?
- A cirurgia deve ser feita de forma precoce para diminuir as possíveis sequelas geradas. Os casos iniciais podem recuperar totalmente a visão.
PONTOS ESSENCIAIS
- O exame mais importante é o OCT (Tomografia de Coerência Óptica) , sem o qual o diagnóstico pode ser equivocado
- A cirurgia tem como ponto essencial a infusão dentro do olho e um gás que irá mecanicamente promover o fechamento deste buraco. Logo, a posição de cabeça olhando para baixo por alguns dias irá ser extremamente importante para o sucesso visual.
- Curiosidade: como o gás expande em regiões de baixa pressão, os pacientes que foram submetidos a cirurgias com gás ficam proibidos de andar de avião até sua completa absorção, já que em altas altitudes, a expansão gasosa ocasionará aumento da pressão intraocular, podendo levar a cegueira irreversível.

Grande buraco macular

OCT de buraco macular
ENTRE EM CONTATO
Ophthalmo Clínica de Olhos.
Centro Médico F. Diniz
Rua Dom Pedro II 407 (Sala 207)
(Prata – Próximo ao terminal da integração).
CEP: 58400-565.
Campina Grande, Paraíba PB.
–
Telefones:
(83)3077-1777 | (83)98187-1777
–
contato@clinicaophthalmo.com
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS